10 maiores benefícios do Pilates na terceira idade.

18 de março de 2019 by Rogério Bernardo0

A terceira idade é uma fase da vida que chega para todos os seres humanos trazendo grandes mudanças.

Segundo o IBGE, existem cerca de 23,5 milhões de brasileiros na terceira idade e estipula-se que em 2026, o Brasil será o sexto país com mais idosos no mundo.

Na terceira idade, o corpo apresenta-se mais frágil e a pessoa fica sujeita à diversas patologias, por isso, é muito importante praticar atividades físicas e ter uma boa alimentação durante essa fase.

Quando se pratica Pilates, o corpo ganha um maior condicionamento que ajuda no fortalecendo dos músculos e na melhora da flexibilidade, por isso, o Método é um grande aliado para as pessoas que se encontram na terceira idade.

Sendo assim, criamos este texto para você entender melhor como o corpo funciona na terceira idade, quais patologias podem acometer o ser humano neste período e quais são os 10 principais benefícios que o Pilates proporciona para ajudar no envelhecimento saudável. Confira agora!

Entrando na terceira idade

A terceira idade começa a partir dos 60 anos e caracteriza-se por mudanças físicas e orgânicas do ser humano, alterando suas funções e trazendo mudanças nos seus comportamentos.

O envelhecimento ocorre em diferentes aspectos da vida podendo ser elas: biológicas, sociais, psicológicas, econômicas e políticas, dependendo de diversos fatores ocorridos nas fases anteriores da vida.

Por isso, a terceira idade não incorpora em um único conceito, já que a idade cronológica pode não ser a mesma que a idade biológica e social do ser humano.

Com a chegada da terceira idade, a pessoa apresenta dores articulares, diminuição da flexibilidade, força e equilíbrio.

Além disso, a mente também passa por alterações onde em alguns casos, a memória é afetada e a atenção consequentemente acaba diminuindo.

Sendo assim, é muito importante que esta pessoa possua uma vida ativa praticando atividades físicas e se alimentando de forma adequada para que seu corpo possa envelhecer de forma saudável.

Ter uma juventude saudável, também ajuda com a chegada da terceira idade, pois assim, o corpo já possui uma estabilidade física e as perdas de nutrientes são menores.

Patologias que acometem o corpo com a chegada da terceira idade

Quando o ser humano chega na terceira idade, o corpo fica mais propenso a adquirir patologias.

Isso acontece pois nessa fase o corpo perde nutrientes e os músculos juntamente com os ossos ficam mais frágeis.

Dentre as patologias que podem acometer o corpo durante este período da vida podemos citar:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Osteoporose;
  • Problemas cardíacos;
  • Avc;
  • Pneumonia;
  • Perda da audição;
  • Alzheimer;
  • Diminuição da capacidade pulmonar;
  • Problemas de circulação;
  • Catarata;
  • Artrose;
  • Perda da coordenação motora;
  • Alteração da postura;
  • Perda da flexibilidade.

Para combater essas patologias que podem acometer a saúde na terceira idade, é importante praticar atividades físicas para que o corpo possa ser estimulado e o indivíduo passa envelhecer saudavelmente.

Pilates na terceira idade

O Pilates é um método criado por Joseph Pilates que tem por objetivo realizar movimentos de alongamento que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução.

O Método é uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbriomuscular e mental.

Por trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, o Pilates através de seus movimentos suaves e contínuos, melhora a concentração, o fortalecimento e estabiliza os músculos centrais do corpo.

Além disso, o Método atua na postura, alongando e tonificando os músculos sem exageros.

Os movimentos do Pilates podem ser realizados tanto para garantir o condicionamento físico de uma pessoa saudável quanto para reabilitar os indivíduos que possuem algum tipo de lesão.

Desta forma, o Pilates garante diversos benefícios para as pessoas que se encontram na terceira idade, pois além de fortalecer, ele também auxilia para a reabilitação das patologias que tendem acometer o corpo nessa fase. 

Benefícios do Pilates na terceira idade

Quando se pratica Pilates, o ser humano garante diversos benefícios para sua vida, ajudando tanto nos aspectos corporais, quanto mentais.

Quando o Método Pilates é aplicado na terceira idade, os benefícios também são garantidos, ajudando naprevenção de diversas doenças e ajudando a ter uma vida mais saudável.

Confira agora os 10 principais benefícios do Pilates na terceira idade:

1- Reduz as dores

Quando se entra na terceira idade, é comum que o indivíduo sinta dores nas articulações.

Isso acontece, pois com o tempo, os ossos tendem a se desgastarem causando certos tipos de problemas que consequentemente geram dores.

Quando se pratica Pilates na terceira idade, o corpo todo se movimenta, trabalhando todas as articulações de uma só vez.

Desta forma, o indivíduo garante uma melhor estabilidade do corpo e as dores desaparecem.

2- Previne lesões

Na terceira idade as lesões podem ser mais comuns devido aos desequilíbrios corporais que causam quedas e aos desgastes que ficam mais propensos nesta fase da vida.

Praticando Pilates, a pessoa fortalece seu corpo e garante maior condicionamento físico, dessa forma, as lesões desaparecem e as chances de surgirem novas é muito menor.

3- Corrige a postura

Com a chegada da terceira idade, o corpo muda e a coluna tende a envergar gerando então as más posturas.

O Pilates trabalha diretamente com a postura ao realizar os movimentos que fortalecem a coluna e ajudam a garantir uma consciência corporal.

Sendo assim, o indivíduo melhora sua postura e garante uma consciência corporal para que seu corpo continue “nos eixos”.

4- Fortalece o corpo

Quando o corpo alcança a terceira idade, ele se torna mais frágil e vulnerável, desta forma enfraquecendo todo o corpo.

Praticando Pilates, o indivíduo fortalece seu corpo e ganha mais energia para realizar suas tarefas do dia-a-dia.

5- Evita doenças e reabilita as patologias já existentes

Com a chegada da terceira idade, são diversas as patologias que podem acometer o corpo causando dores e fadiga.

Os movimentos do Pilates trabalham todo o corpo e auxiliam para a prevenção de doenças ajudando a fortalecer, garantindo um maior condicionamento.

Os exercícios do Método atuam também na musculatura com o intuito de fortalecer, colaborando com a melhora do quadro clínico na região do corpo que se encontra fragilizada.

Por isso, um dos principais motivos que levam as pessoas  a praticarem o Método é pela ajuda nareabilitação.

terceira-idade-5

6- Aumenta a flexibilidade

A flexibilidade é um dos maiores ganhos que o ser humano adquire a partir do momento em que começa a praticar Pilates.

Esta flexibilidade é garantida através dos exercícios do Método que trabalham constantemente o corpo alongando e tonificando.

Desta forma, o indivíduo garante uma maior flexibilidade mesmo durante a terceira idade.

7- Aumenta o equilíbrio

Com o passar dos anos, o equilíbrio do corpo acaba ficando reduzido deixando a pessoa mais propensa a quedas.

Isso acontece pois com a chegada da terceira idade, o corpo perde a força e isso afeta o equilíbrio do corpo.

Praticando o Método Pilates, o ser humano ganha força, assim, seu equilíbrio é restaurado e as chances de sofrer quedas são bem menores.

8- Estimula a consciência corporal

A partir do momento em que essa pessoa passa a entender como seu corpo funciona, ela terá uma maior consciência corporal e estará colaborando para a melhora da sua saúde sem precisar para auxiliar o tempo todo nesse quesito.

9- Melhora a atenção

Quando uma pessoa chega na terceira idade, é normal que ela fique dispersa de vez em quando, porém quando isso acontece frequentemente, ela acaba prejudicando seu rendimento.

O Pilates na terceira idade trabalha a concentração, pois é necessário entender os movimentos que são propostos para realiza-los corretamente.

Assim, o indivíduo garante uma melhor concentração e se beneficia não só na hora de praticar o Método, mas também no seu dia-a-dia.

10- Proporciona um imenso bem-estar

Quando uma pessoa passa a praticar Pilates independentemente de sua idade, seu círculo de amizade aumenta, pois haverá diversas pessoas praticando o Método no mesmo local.

Além disso, por garantir tantos benefícios, o Pilates promove um imenso bem-estar que auxilia para uma vida mais feliz.

Conclusão

terceira-idade-6

Praticar Pilates na terceira idade é essencial para envelhecer com saúde pois o método proporciona diversos benefícios que melhoram (e muito) a vida dos praticantes.

Sendo assim, não perca mais tempo, corra agora e leve seu avô ou avó para começar a praticar com você, assim, não só eles, mas você também estará garantindo diversas mudanças positivas para seu corpo.

Mas lembre-se, na terceira idade, não é necessário esperar ter algum problema para começar a praticar Pilates. O importante é que se comece a praticar desde já para ajudar na prevenção!

Fonte: Revista Pilates

Comentários

comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


logo_default

Localizada em Paulínia a FisioFit conta com profissionais experientes na área de Fisioterapia, com especializações em renomadas universidades. Atuamos com foco na área de reabilitação, medicina tradicional chinesa, condicionamento fïsico, Pilates, RPG, Quiropraxia, Gestantes, Reumatologia, Estética Corporal. Realizamos um trabalho diferenciado na cidade, com métodos de tratamento integrado, interagindo com todas as espelicialidades da clínica no tratamento do paciente.

Informações

Rua São Bento, 1103
Paulínia
São Paulo, Brasil

contato@fisiofitpaulinia.com.br

(19) 3933-3993 ~ (19) 99841-0127
WhatsApp

FisioFit ~ Desenvolvido com ❤️ por Agência Code

Open chat
Posso ajudar?
Powered by