7 Dicas de Ouro para obter um melhor resultado com Acupuntura.

15 de fevereiro de 2018 by Rogério Bernardo0

Introdução

Obrigado pelo interesse no material. Neste artigo vou abordar 7 dicas de Ouro fundamentais para que você que pensa e ser ou já é usuário do tratamento com acupuntura obtenha os melhores resultados no seu tratamento e participe ativamente do processo.

Sempre digo para os meus pacientes que eles são uma parte crucial no tratamento. O profissional é apenas um direcionador do processo. O restante é com o próprio paciente e se você entende isso tudo fica mais fácil.

Importante ressaltar que são 7 dicas porém seu acupunturista pode sugerir outras atividades e hábitos diários que também podem acrescentar no resultado final.

 

Dica 1- Qualquer problema de saúde pode ser tratado com acupuntura e os melhores resultado ocorrem quando o problema é tratado no começo.

Acho que essa é uma das dicas mais importantes, porque muitas pessoas nem imaginam que seus problemas podem ser resolvidos com acupuntura e ficam esperando um encaminhamento de um outro profissional. O problema é que
muitos que não trabalham na área desconhecem o potencial da acupuntura e nem se ligam em sugerir ou encaminhar os pacientes.

Os melhores resultados acontecem quando se busca pelo tratamento na fase aguda. De preferência no dia que se iniciou o problema. Normalmente esses são os tratamentos mais baratos (requerem menos tempo), mais rápidos e mais eficazes.

Na sequência estão algumas das recomendações e indicações da acupuntura pela OMS.

Indicações da Acupuntura segundo a OMS

Há mais de 200 indicações segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). As principais são :

  • Constipação intestinal.
  • Depressão.
  • Distúrbios da Menopausa.
  • Dores (Cabeça; Fibromialgia; Osteoartrite; Osteoartrose Lombar; Tendinite, etc.).
  • Esporão de Calcâneo.
  • Hemorróidas.
  • Hipertensão Arterial e Hipotensão primária.
  • Edema (Inchaço).
  • Insônia.
  • Náuseas e Vômitos.
  • Ovário policístico.
  • Problemas respiratórios (Gripe; Rinite alérgica; Sinusite; Asma brônquica…).
  • TPM
  • Zumbido no ouvido
  • Entre outros.

Para iniciar um tratamento não é necessário nenhum tipo de encaminhamento nem tampouco exame. A forma de diagnosticar da Medicina Tradicional Chinesa difere da convencional (Ocidental).

 

Dica 2 – Escolha um profissional capacitado

Tão importante quanto à primeira dica, a escolha de um

profissional com experiência e autoridade pode fazer toda diferença, já que hoje em dia existem muitos cursos e profissionais de níveis questionáveis.

Esse é um assunto polêmico mas deve ser abordado porque toda condução e direcionamento do tratamento depende do profissional.

Como foi dito na dica anterior o paciente é parte fundamental, mas o profissional é que guiará toda terapêutica, escolherá as combinações de pontos e técnicas mais adequadas.

Sempre digo para os meus alunos: Existem técnicas ideais, para perfis específicos em momentos específicos e só um profissional capacitado e experiente saberá o que fazer em quem fazer e que hora fazer.

 

Dica 3 – Tire todas as suas dúvidas sobre o tratamento antes de iniciá-lo.

Isso é importante por um motivo muito simples,quanto mais você conhece sobre o assunto, mais fácil para colaborar com o mesmo e menos surpresas ao  longo do caminho. Muitas pessoas desinformadas inventam muita história sobre acupuntura e nada melhor do que você mesmo identificar o que é verdade e o que é mito.

 

 

Dica 4 – Agulha de acupuntura não é agulha de injeção.

Esse é um dos principais bloqueios para algumas pessoas que morrem de medo de agulha. A agulha de acupuntura é extremamente fina e polida e seu diâmetro médio pode chegar a ser 10 vezes menos que o de uma agulha de injeção. Além disso, as agulhas de acupuntura não rasgam a pele como faz a agulha de injeção que trata-se de um pequeno tudo por onde passa o medicamento a ser injetado.

Realmente objetos com estrutura, diâmetro e objetivos completamente diferentes. Veja na figura ao lado, produzida por Alex Costa e que circula nas redes sociais, que compara diferentes objetos (agulhas e até um palito de fósforo), para ter um ideia do que se trata.

Dica 5- Dê feedback para o seu acupunturista.

Preste atenção aos acontecimentos principalmente apos as sessões. Traga para seu acupunturista fatores de melhora e piora. Pode parecer besteira ou algo muito obvio, mas muitas pessoas subestimam informações preciosas. Perceba se seu problema piora de noite ou de dia. Se piora com movimento ou repouso, se com calor ou frio. É verdade que um bom profissional irá direcionar todas essas perguntas num avaliação, mais ainda assim, caso ele não aborde isso, você já tem ciência da importância disso e pode ajuda-lo ajudar você.

 

Dica 6- Dê continuidade no tratamento. 

Também uma das mais importantes dicas deste mateiral. Muitas pessoas acreditam que acupuntura é um procedimento, mas isso é um grande equívoco. Acupuntura é um tratamento e como qualquer outro, precisa de repetição e sequência. É verdade que alguns casos são resolvidos mais rapidamente, mas isso é muito relativo e está ligado ao fato do tempo do problema.

Problemas agudos tendem a ser resolvidos mais rapidamente e pela minha experiência, crianças também respondem mais rapidamente.

Dica 7- Acupuntura é excelente para prevenir doenças.

Muitas pessoas acreditam que é preciso ter algum problema de saúde física ou emocional para iniciar um tratamento e isso também é um equívoco. Acupuntura é um excelente recurso pra prevenir doenças e aumentar a imunidade. Muitas pessoas fazem o tratamento semanalmente ou quinzenalmente como uma manutenção.

Pesquisas demonstram que quem adota essa rotina adoece menos, tem menos estresse emocional e apresenta um sono restaurador.

 

Conclusão 

Com essas 7 dicas que te apresentei você poderá desfrutar de um tratamento mais eficaz e seguro, sabendo como participa ativamente do seu processo de cura, considerando que o maior interessado (você), é parte fundamental do processo.

AGENDE UMA AVALIAÇÃO AINDA HOJE E PARE DE SOFRER !!

Comentários

comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


logo_default

Localizada em Paulínia a FisioFit conta com profissionais experientes na área de Fisioterapia, com especializações em renomadas universidades. Atuamos com foco na área de reabilitação, medicina tradicional chinesa, condicionamento fïsico, Pilates, RPG, Quiropraxia, Gestantes, Reumatologia, Estética Corporal. Realizamos um trabalho diferenciado na cidade, com métodos de tratamento integrado, interagindo com todas as espelicialidades da clínica no tratamento do paciente.

Informações

Rua São Bento, 1103
Paulínia
São Paulo, Brasil

contato@fisiofitpaulinia.com.br

(19) 3933-3993 ~ (19) 99841-0127
WhatsApp

FisioFit ~ Desenvolvido com ❤️ por Agência Code

Open chat
Posso ajudar?