Especialidades > Medicina Chinesa

ACUPUNTURA

Como Funciona?

Acupuntura

Na Fisiofit em Paulínia, região de Campinas,  você encontra Acupunturistas profissionais que buscam sempre a excelência em tratamentos e atendimento.

Mas como pode uma agulha inserida em alguma parte específica do corpo curar uma dor de cabeça, uma dor nas costas ou até mesmo um transtorno psíquico?

Na prática, a acupuntura funciona assim: são colocadas finíssimas agulhas em determinados pontos do corpo, que ativam no cérebro a produção de substâncias que atuam como analgésicas, anti-inflamatórias e antidepressivas – como a endorfina, o cortisol e a serotonina, respectivamente.

Ao entrar na pele, a agulha provoca uma micro-inflamação, que aciona a produção natural dessas substâncias. Desta forma, a resposta do organismo é mais rápida, diminuindo de vez a intensidade dos sintomas. Muitas vezes, fazendo-os até desaparecer.

Como funciona?

Os princípios da acupuntura se baseiam na energia vital, Qi (pronuncia-se “chi”), que está distribuída pelo corpo, e seus aspectos antagônicos: o negativo Yin e o positivo Yang.

Os chineses creem que qualquer pequeno desequilíbrio que ocorra nessas forças provocaria distúrbios físicos e psicológicos. Com a introdução das agulhas em pontos específicos do corpo, a harmonia é restabelecida, dando fim às doenças.

É uma concepção um pouco mística, mas os resultados são tão palpáveis que a acupuntura, hoje, é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira.

Doenças tratadas

A acupuntura pode atuar com sucesso em diversos tratamentos, seja como terapia complementar ou como tratamento principal.

A lista a seguir, divulgada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) pretende facilitar os usuários através dos nomes da medicina convencional, embora os problemas precisam ser diagnosticados dentro da visão da medicina chinesa para receber melhor sua abordagem de tratamento:

Vias Aéreas Superiores:

Rinite e sinusite, faringite e amigdalite agudas e crônicas sobretudo de natureza alérgica.

Sistema Respiratório:

Bronquite aguda e asma brônquica.

Perturbações oculares e da boca:

Conjuntivites, dor de dentes, gengivites

Distúrbios funcionais gastrointestinais e ginecológicos:

Espasmos do esôfago, soluços, náuseas e vômitos, gastrites agudas e crônicas, diarréias crônica e constipação, colites inespecíficas, cólon irritável, tensão pré-menstrual e cólicas menstruais.

Distúrbios funcionais neurológicos:

Cefaléia tensionais, enxaquecas, nevralgia do trigêmeo, paresias subsequente de isquemias cerebrais, paralisias faciais na fase inicial, neuropatias periféricas com deficit motor ou alterações sensitivas, doenças de Méniere, vertigem e zumbido por labirintopatia, enurese noturna na infância e incontinência.

Distúrbios musculares, tendinosos, articulares e esqueléticos:

Sindrome cervicobraquialgias, torcicolo, processos leves de traumas como contusão e entorses, algias do ombro, cotovelo e punho, dores lombares de origem muscular, dores ciáticas, dores coxo-femural e do joelho, tornozelo e dos pés, alívio de processos de osteoartrites de origem reumáticas e processos dolorosos do osteoartrose em geral, lesões inflamatórias resultados do trauma ou esforços repetitivos, fibromialgia, dores pós operatórias e reabilitação pós imobilização.

Dependência Química:

A acupuntura é muito eficiente no tratamento da dependência química. O resultado depende de cada caso, cada paciente. Mas em média é possível em três sessões semanais, durante o período de três meses, desintoxicar a pessoa e deixá-la em abstinência das drogas.

O tratamento é confirmado por estudos e pesquisas científicas internacionais e atinge um índice de 80% de cura.

8 dicas para obter melhores resultados com Acupuntura

MAIS INFORMAÇÕES