Últimas publicações

BLOG

e6d1513b2a68195ee7efa95be8eced61f9b5a2b6-medida-abdome.jpeg

22 de junho de 2020 Rogério BernardoSem categoria

 

Os alimentos e as ervas são classificados por três diferentes princípios: o movimento de energia que promove dentro do corpo (para dentro, para fora, para cima ou para baixo), os diferentes sabores segundo os Cinco Elementos (doce, salgado, picante, ácido e amargo) e a sua natureza térmica. Em poder desse conhecimento, é possível emagrecer com a Medicina Tradicional Chinesa.

Usando yin e yang para emagrecer

natureza dos alimentos pode ser quente, morna, neutra, fresca e fria. Os alimentos e as ervas frias e frescas diferem entre si apenas em grau e o seu efeito é o de dispersar o calor, eliminar o fogo interno, remover substâncias tóxicas e nutrir o yin. As ervas de natureza morna ou quente têm o efeito de dispersar o frio, aquecer, tratar colapsos e fortalecer o yang. Já os alimentos de natureza neutra – basicamente os cereais – podem ser utilizados para doenças de natureza tanto yin quanto yang.

Isto é bastante relevante quando se trata de definir uma dieta de emagrecimento para pessoas com natureza yin ou yang. Os indivíduos yin têm gordura mais flácida, fria, com edemas; eles são hipotônicos, não comem muito, preferem o sabor doce e têm dificuldade de eliminação. As pessoas de natureza yang têm, em geral, uma gordura mais concentrada e firme, e são pessoas mais acaloradas e ansiosas por comida. Têm preferência por alimentos salgados e picantes.

As pessoas yin não são muito adeptas de exercícios físicos, pois têm menos energia e menos apetite. As yang conseguem emagrecer com mais facilidade, pois são ativas, gostam de se exercitar e são hipertônicas.

Ao se propor uma dieta de emagrecimento pela MTC, é importante que se observem esses aspectos. Por exemplo: uma dieta hipocalórica, com verduras cruas, saladas e frutas, nem sempre auxiliam uma pessoa yin a emagrecer, pois os alimentos crus tendem a esfriar o metabolismo e a tornar mais lento o processo de eliminação das águas e das excretas. Para melhorar o metabolismo dos yin**, seria interessante associar às verduras e aos legumes crus, temperos que possam aquecer a natureza fria desses alimentos. Sugere-se a utilização de cebola, alho, salsinha, cebolinha, gengibre e outros condimentos como pimenta para auxiliar no equilíbrio entre yin e yang dos diversos sistemas implicados.

As verduras que soltam muita água na presença do sal são geralmente de natureza fresca ou fria, tais como o pepino, chuchu e acelga. Frutas como melão, melancia, caqui, abacaxi, laranja, pera, banana nanica têm natureza mais fria e devem ser consumidos ou pré-cozidos ou associados com canela (natureza quente). É por isso que algumas pessoas preferem comer a banana nanica pré-aquecida com açúcar e canela. Ela se torna mais digestiva. Do mesmo modo, na culinária japonesa se associa o peixe cru (sashimi) com wasabi (raiz forte) ou gengibre. A carne crua, de natureza fria, é aquecida pelo gengibre, facilitando sua digestão, tornando a carne menos tóxica.

Emagrecer com a Medicina Tradicional Chines - alimentosPor outro lado, pessoas de natureza yang devem evitar comer alimentos quentes e muito gordurosos, pois estes apenas aumentariam o apetite tornando mais difícil controlar o volume do que se ingere. Uma dieta com alimentos crus seria mais indicada para pessoas de natureza yang com sobrepeso. Porém, seria contraindicado o uso excessivo de pimentas, condimentos, molhos, catchup, mostarda etc. Também não é aconselhável utilizar muitos líquidos durante a ingestão dos alimentos. Especialmente aqueles de natureza mais fria, pois dificulta a digestão, a formação do quimo e o movimento de descendência dos alimentos.

Comer com regularidade pode auxiliar no controle do apetite e na ansiedade por comida. Sugere-se, assim, que se coma em poucas quantidades, mais vezes ao dia, seguindo o ditado: para se ter saúde e não engordar, coma como um rei pela manhã, como um príncipe ao almoçar e como um mendigo à noite, ao jantar.

O horário em que o seu corpo está mais preparado para aproveitar os nutrientes dos alimentos e eliminar as toxinas adequadamente é pela manhã, das 7 às 11 horas, pois são os horários em que os meridianos do Estômago e do Baço-Pâncreas estão em maior atividade. Se quiser beber, coma frutas e sobremesas após algum tempo, dividindo assim, os horários para se alimentar periodicamente.

Tenha sempre um prato colorido, com todas as cores e sabores em equilíbrio.

Não passe fome durante a dieta, não exagere em um único sabor ou alimento e procure encontrar o caminho do meio para compor sua refeição: nem tanto ao céu ou à terra, encontre a medida certa para o equilíbrio dos diferentes tipos de alimentos.

Não faça reuniões de negócios no almoço ou jantar, pois a preocupação e a ansiedade não permitirão que o alimento descenda. Isto é, pode causar retenção de alimentos e refluxo. Faça do ato de comer um ato de amor a si mesmo e de gratidão à natureza que te alimenta.

Coma sem pressa, mastigue, deguste, sinta o sabor e não faça outra coisa, que não seja comer. Bom apetite!


massagem-libertacao_miofascial.jpg

25 de agosto de 2019 Rogério BernardoFisioFit0

MASSAGEM DE LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

Você já pedalou e sentiu que sua perna estava “presa”? Sente que a amplitude do movimento está incompleta? Sente dores locais ou generalizadas nas articulações ou nos músculos? E aí você vai no ortopedista, que pede vários exames de imagem (RX, ultrassonografia etc), todos estão normais.

O que fazer? Na maioria das vezes você está precisando de uma Massagem de Liberação Miofascial. O que pode estar acontecendo, são disfunções nas articulações e restrições no movimento por problemas na fáscia. Esta é uma lâmina de tecido conjuntivo, como se fosse um envelope, extremamente resistente e elástico, que recobre todos as estruturas do nosso corpo, desde vasos, nervos, órgãos internos, músculos e ossos. O uso exagerado da musculatura, maus hábitos posturais, padrão de movimentos incorretos e até o estresse, podem levar a uma alteração prejudicial na fáscia, resultando em uma pressão excessiva sobre os nervos e músculos. Esse esforço faz com que nosso corpo reaja formando nódulos, que são chamados de pontos gatilhos (trigger points).

Esses pontos acumulam toxinas e prejudicam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético, alteram a coordenação, a flexibilidade e a força muscular, formando uma bola de neve, que certamente vai resultar no aparecimento de lesões e o impedimento de desempenho no treinamento físico e no bem estar geral.

A Massagem de Liberação Miofascial é uma técnica de aplicação de pressão, através dos dedos, cotovelo e antebraço nos locais doloridos, às vezes, associados a movimentos de alongamentos. Os benefícios dessa massagem é a melhora na circulação sanguínea local, no deslizamento fascial, relaxamento muscular, diminuição das dores musculares, prevenção de lesões e claro, melhora no rendimento físico do atleta.

Geralmente essa Massagem de Liberação Miofascial é bem dolorida, mas meus pacientes relatam um alívio imediato e muitas vezes até pedem para apertar mais forte. Frases como “deixa doer que passa”, “ vai fundo com o cotovelo”, isto é a verdadeira dor boa”, são comuns durante a massagem.

Quem nunca experimentou , não sabe o que está perdendo. Minha dica: uma cotovelada bem posicionada é viciante.



18 de março de 2019 Rogério BernardoFisioFit0

terceira-idade-5 6- Aumenta a flexibilidade A flexibilidade é um dos maiores ganhos que o ser humano adquire a partir do momento em que começa a praticar Pilates. Esta flexibilidade é garantida através dos exercícios do Método que trabalham constantemente o corpo alongando e tonificando. Desta forma, o indivíduo garante uma maior flexibilidade mesmo durante a terceira idade. 7- Aumenta o equilíbrio Com o passar dos anos, o equilíbrio do corpo acaba ficando reduzido deixando a pessoa mais propensa a quedas. Isso acontece pois com a chegada da terceira idade, o corpo perde a força e isso afeta o equilíbrio do corpo. Praticando o Método Pilates, o ser humano ganha força, assim, seu equilíbrio é restaurado e as chances de sofrer quedas são bem menores. 8- Estimula a consciência corporal A partir do momento em que essa pessoa passa a entender como seu corpo funciona, ela terá uma maior consciência corporal e estará colaborando para a melhora da sua saúde sem precisar para auxiliar o tempo todo nesse quesito. 9- Melhora a atenção Quando uma pessoa chega na terceira idade, é normal que ela fique dispersa de vez em quando, porém quando isso acontece frequentemente, ela acaba prejudicando seu rendimento. O Pilates na terceira idade trabalha a concentração, pois é necessário entender os movimentos que são propostos para realiza-los corretamente. Assim, o indivíduo garante uma melhor concentração e se beneficia não só na hora de praticar o Método, mas também no seu dia-a-dia. 10- Proporciona um imenso bem-estar Quando uma pessoa passa a praticar Pilates independentemente de sua idade, seu círculo de amizade aumenta, pois haverá diversas pessoas praticando o Método no mesmo local. Além disso, por garantir tantos benefícios, o Pilates promove um imenso bem-estar que auxilia para uma vida mais feliz. Conclusão terceira-idade-6Praticar Pilates na terceira idade é essencial para envelhecer com saúde pois o método proporciona diversos benefícios que melhoram (e muito) a vida dos praticantes. Sendo assim, não perca mais tempo, corra agora e leve seu avô ou avó para começar a praticar com você, assim, não só eles, mas você também estará garantindo diversas mudanças positivas para seu corpo. Mas lembre-se, na terceira idade, não é necessário esperar ter algum problema para começar a praticar Pilates. O importante é que se comece a praticar desde já para ajudar na prevenção!


logo_default

Localizada em Paulínia a FisioFit conta com profissionais experientes na área de Fisioterapia, com especializações em renomadas universidades. Atuamos com foco na área de reabilitação, medicina tradicional chinesa, condicionamento fïsico, Pilates, RPG, Quiropraxia, Gestantes, Reumatologia, Estética Corporal. Realizamos um trabalho diferenciado na cidade, com métodos de tratamento integrado, interagindo com todas as espelicialidades da clínica no tratamento do paciente.

Informações

Rua São Bento, 1103
Paulínia
São Paulo, Brasil

contato@fisiofitpaulinia.com.br

(19) 3933-3993 ~ (19) 99841-0127
WhatsApp

FisioFit ~ Desenvolvido com ❤️ por Agência Code

Open chat
Posso ajudar?