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19 de julho de 2020 Rogério BernardoFisioFit

Tratamento não deve ser procurado e realizado apenas nos momentos de crise

O brasileiro tem o costume de só procurar ajuda quando precisa, principalmente nas questões relacionadas à saúde. E isso acontece em quase todas as áreas. Diferente de outros países, aqui não é normal o agendamento de consultas preventivas para evitar dores, lesões ou outros problemas dos quais qualquer pessoa esteja suscetível.

E isso vale também para a quiropraxia. A maior parte das consultas acontece após a dor, seja para tratar uma dor nas costas ou um problema nos pés. Mas você sabia que, com consultas periódicas e acompanhamento constante, é possível evitar uma série de problemas ósseos? Isso devido ao ajuste proporcionado durante as sessões, cujo a periodicidade será determinada na primeira consulta com a profissional.

Dor Quiropraxia
Faça Quiropraxia como forma de prevenção da dor!

A dor não surge do nada

A maior parte da população ignora pequenas dores, com o achismo de que não é nada ou de que não vai se agravar. Esses sinais são o start para se procurar ajuda e tratamento, precavendo um agravamento do problema. Afinal, não é normal sentir dores!

Atletas

Época de Copa do Mundo e as atenções estão voltadas aos atletas, que trabalham com a pressão e exaustão dos treinamentos e jogos. Não é à toa que grande parte das seleções conta com um profissional da quiropraxia entre a delegação.

 

“Além de prevenir as lesões, a quiropraxia vai aliviar dores nas costas, pescoço ou qualquer outra dor causada por tensão muscular. Inclusive, ela permite expandir o movimento do atleta, que ganha mais mobilidade”, diz Dr. Rogério Bernardo, que tem vários atletas em sua lista de pacientes.

Salientando que a quiropraxia é válida para todas as pessoas, de todas as idades. Jovens, crianças, adultos, idosos, atletas ou não, é essencial que uma vez na vida seja realizada uma consulta com um profissional, para alinhamento e prevenção.

Agende a sua consulta! O Dr. Rogério Bernardo atende na FisioFit Paulínia. 

Quiropraxia em Paulínia

Conheça também o tratamento de RPG ( Reeducação Postural Global ) no link abaixo.

O que é Reeducação Postural Global ( RPG ).


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22 de junho de 2020 Rogério BernardoSem categoria

 

Os alimentos e as ervas são classificados por três diferentes princípios: o movimento de energia que promove dentro do corpo (para dentro, para fora, para cima ou para baixo), os diferentes sabores segundo os Cinco Elementos (doce, salgado, picante, ácido e amargo) e a sua natureza térmica. Em poder desse conhecimento, é possível emagrecer com a Medicina Tradicional Chinesa.

Usando yin e yang para emagrecer

natureza dos alimentos pode ser quente, morna, neutra, fresca e fria. Os alimentos e as ervas frias e frescas diferem entre si apenas em grau e o seu efeito é o de dispersar o calor, eliminar o fogo interno, remover substâncias tóxicas e nutrir o yin. As ervas de natureza morna ou quente têm o efeito de dispersar o frio, aquecer, tratar colapsos e fortalecer o yang. Já os alimentos de natureza neutra – basicamente os cereais – podem ser utilizados para doenças de natureza tanto yin quanto yang.

Isto é bastante relevante quando se trata de definir uma dieta de emagrecimento para pessoas com natureza yin ou yang. Os indivíduos yin têm gordura mais flácida, fria, com edemas; eles são hipotônicos, não comem muito, preferem o sabor doce e têm dificuldade de eliminação. As pessoas de natureza yang têm, em geral, uma gordura mais concentrada e firme, e são pessoas mais acaloradas e ansiosas por comida. Têm preferência por alimentos salgados e picantes.

As pessoas yin não são muito adeptas de exercícios físicos, pois têm menos energia e menos apetite. As yang conseguem emagrecer com mais facilidade, pois são ativas, gostam de se exercitar e são hipertônicas.

Ao se propor uma dieta de emagrecimento pela MTC, é importante que se observem esses aspectos. Por exemplo: uma dieta hipocalórica, com verduras cruas, saladas e frutas, nem sempre auxiliam uma pessoa yin a emagrecer, pois os alimentos crus tendem a esfriar o metabolismo e a tornar mais lento o processo de eliminação das águas e das excretas. Para melhorar o metabolismo dos yin**, seria interessante associar às verduras e aos legumes crus, temperos que possam aquecer a natureza fria desses alimentos. Sugere-se a utilização de cebola, alho, salsinha, cebolinha, gengibre e outros condimentos como pimenta para auxiliar no equilíbrio entre yin e yang dos diversos sistemas implicados.

As verduras que soltam muita água na presença do sal são geralmente de natureza fresca ou fria, tais como o pepino, chuchu e acelga. Frutas como melão, melancia, caqui, abacaxi, laranja, pera, banana nanica têm natureza mais fria e devem ser consumidos ou pré-cozidos ou associados com canela (natureza quente). É por isso que algumas pessoas preferem comer a banana nanica pré-aquecida com açúcar e canela. Ela se torna mais digestiva. Do mesmo modo, na culinária japonesa se associa o peixe cru (sashimi) com wasabi (raiz forte) ou gengibre. A carne crua, de natureza fria, é aquecida pelo gengibre, facilitando sua digestão, tornando a carne menos tóxica.

Emagrecer com a Medicina Tradicional Chines - alimentosPor outro lado, pessoas de natureza yang devem evitar comer alimentos quentes e muito gordurosos, pois estes apenas aumentariam o apetite tornando mais difícil controlar o volume do que se ingere. Uma dieta com alimentos crus seria mais indicada para pessoas de natureza yang com sobrepeso. Porém, seria contraindicado o uso excessivo de pimentas, condimentos, molhos, catchup, mostarda etc. Também não é aconselhável utilizar muitos líquidos durante a ingestão dos alimentos. Especialmente aqueles de natureza mais fria, pois dificulta a digestão, a formação do quimo e o movimento de descendência dos alimentos.

Comer com regularidade pode auxiliar no controle do apetite e na ansiedade por comida. Sugere-se, assim, que se coma em poucas quantidades, mais vezes ao dia, seguindo o ditado: para se ter saúde e não engordar, coma como um rei pela manhã, como um príncipe ao almoçar e como um mendigo à noite, ao jantar.

O horário em que o seu corpo está mais preparado para aproveitar os nutrientes dos alimentos e eliminar as toxinas adequadamente é pela manhã, das 7 às 11 horas, pois são os horários em que os meridianos do Estômago e do Baço-Pâncreas estão em maior atividade. Se quiser beber, coma frutas e sobremesas após algum tempo, dividindo assim, os horários para se alimentar periodicamente.

Tenha sempre um prato colorido, com todas as cores e sabores em equilíbrio.

Não passe fome durante a dieta, não exagere em um único sabor ou alimento e procure encontrar o caminho do meio para compor sua refeição: nem tanto ao céu ou à terra, encontre a medida certa para o equilíbrio dos diferentes tipos de alimentos.

Não faça reuniões de negócios no almoço ou jantar, pois a preocupação e a ansiedade não permitirão que o alimento descenda. Isto é, pode causar retenção de alimentos e refluxo. Faça do ato de comer um ato de amor a si mesmo e de gratidão à natureza que te alimenta.

Coma sem pressa, mastigue, deguste, sinta o sabor e não faça outra coisa, que não seja comer. Bom apetite!


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25 de agosto de 2019 Rogério BernardoFisioFit0

MASSAGEM DE LIBERAÇÃO MIOFASCIAL

Você já pedalou e sentiu que sua perna estava “presa”? Sente que a amplitude do movimento está incompleta? Sente dores locais ou generalizadas nas articulações ou nos músculos? E aí você vai no ortopedista, que pede vários exames de imagem (RX, ultrassonografia etc), todos estão normais.

O que fazer? Na maioria das vezes você está precisando de uma Massagem de Liberação Miofascial. O que pode estar acontecendo, são disfunções nas articulações e restrições no movimento por problemas na fáscia. Esta é uma lâmina de tecido conjuntivo, como se fosse um envelope, extremamente resistente e elástico, que recobre todos as estruturas do nosso corpo, desde vasos, nervos, órgãos internos, músculos e ossos. O uso exagerado da musculatura, maus hábitos posturais, padrão de movimentos incorretos e até o estresse, podem levar a uma alteração prejudicial na fáscia, resultando em uma pressão excessiva sobre os nervos e músculos. Esse esforço faz com que nosso corpo reaja formando nódulos, que são chamados de pontos gatilhos (trigger points).

Esses pontos acumulam toxinas e prejudicam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético, alteram a coordenação, a flexibilidade e a força muscular, formando uma bola de neve, que certamente vai resultar no aparecimento de lesões e o impedimento de desempenho no treinamento físico e no bem estar geral.

A Massagem de Liberação Miofascial é uma técnica de aplicação de pressão, através dos dedos, cotovelo e antebraço nos locais doloridos, às vezes, associados a movimentos de alongamentos. Os benefícios dessa massagem é a melhora na circulação sanguínea local, no deslizamento fascial, relaxamento muscular, diminuição das dores musculares, prevenção de lesões e claro, melhora no rendimento físico do atleta.

Geralmente essa Massagem de Liberação Miofascial é bem dolorida, mas meus pacientes relatam um alívio imediato e muitas vezes até pedem para apertar mais forte. Frases como “deixa doer que passa”, “ vai fundo com o cotovelo”, isto é a verdadeira dor boa”, são comuns durante a massagem.

Quem nunca experimentou , não sabe o que está perdendo. Minha dica: uma cotovelada bem posicionada é viciante.


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Localizada em Paulínia a FisioFit conta com profissionais experientes na área de Fisioterapia, com especializações em renomadas universidades. Atuamos com foco na área de reabilitação, medicina tradicional chinesa, condicionamento fïsico, Pilates, RPG, Quiropraxia, Gestantes, Reumatologia, Estética Corporal. Realizamos um trabalho diferenciado na cidade, com métodos de tratamento integrado, interagindo com todas as espelicialidades da clínica no tratamento do paciente.

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