Enxaqueca, Orientações da Medicina Chinesa !!

5 de fevereiro de 2018 by Rogério Bernardo0

O que é a Enxaqueca?

Enxaqueca são Dores de Cabeça intensas, por vezes incapacitantes, que provocam sofrimento físico e psíquico e que resultam da pressão exercida pelos vasos sanguíneos numa zona do cérebro, dando origem a dor aguda e por vezes prolongada. É uma dor latejante que habitualmente afecta um dos lados da cabeça e por vezes é acompanhada de enjôo, vómitos e de sensibilidade à luz e ruído.

Estima-se que a Enxaqueca, ou Cefaleia, atinja entre 10% a 15% da população mundial, grande parte com impacto profundo na qualidade de vida dessas pessoas.

Qual a origem da Enxaqueca?

Segundo a  Medicina Chinesa, o aparecimento da enxaqueca tem origem num bloqueio ou desequilíbrio energético, num órgão ou num conjunto de órgãos, variáveis de pessoa para pessoa. Por outras palavras, a enxaqueca é provocada por um bloqueio de energia num determinado meridiano, na maior parte dos casos, no meridiano do fígado.

A Medicina Convencional por seu lado,não determinando as causas da Enxaqueca, identifica apenas factores que favorecem o seu aparecimento tais como o stress, fadiga, tensão, ansiedade, distúrbios emocionais ou má alimentação.

Numa fase inicial, a enxaqueca manifesta-se esporadicamente em crises que podem variar entre 2 a 72 horas. Não sendo eliminadas as causas da enxaqueca, com o passar do tempo as crises surgem com maior frequência, intensidade e duração.

Tratamento da Enxaqueca com a Medicina Chinesa

No tratamento da enxaqueca, a Medicina Chinesa procura a eliminação da doença e não apenas atenuar os sintomas. Não se procura apenas a obtenção de melhorias, ou a redução das dores. Pretende-se a eliminação das causas da enxaqueca, devolvendo ao paciente o bem estar e qualidade de vida anteriores ao seu aparecimento.

A Medicina Chinesa dispõe de estratégia própria para tratamento da Enxaqueca, que passa em primeiro lugar pela identificação das causas, seguido de um processo terapêutico abrangente ajustado ao diagnóstico e às características do individuo.

Muitas pessoas deixam de sentir sintomas de enxaqueca após 4 consultas, ficando curadas* ao fim de 8 sessões. Muitos dos pacientes de enxaqueca passam a usufruir de sensação de bem estar e alívio que não sentiam há muitos anos.

Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias, bem como do cumprimento das orientações do terapeuta

Estas recomendações dizem respeito à alimentação, mas não param por aí. Abordam uma série de mudanças de estilo de vida que precisam ser implementadas em conjunto com a alimentação, em quem tem enxaqueca.

Se você tem enxaqueca, procure alimentar-se assim:

  • Evite o consumo diário de cafeína (café, refrigerantes, entre outros);
  • Beba água pura no lugar de quaisquer outras bebidas (inclusive sucos e refrigerantes);
  • Não pule refeições, procure comer sempre no mesmo horário;
  • Exclua o leite de seu dia-a-dia; mas
  • Consuma derivados fermentados do leite, como iogurtes naturais, queijos e leites fermentados (como o kefir);
  • Não coma doces rotineiramente;
  • Evite o consumo quotidiano de pães;
  • Evite o consumo frequente de massas;
  • Evite o consumo frequente de chocolate;
  • Evite temperos artificiais como glutamato monossódico (um “realçador de sabor” comumente utilizado em restaurantes, acrescido à maioria dos alimentos e até bebidas industrializados, “cubinhos” de “carne”, “frango” etc.)
  • Evite carne de frango, ela pode conter altos teores de antibióticos, hormônios artificiais entre outros aditivos;
  • Evite o consumo de produtos industrializados. eles podem conter substâncias desencadeantes;
  • Procure consumir comida de verdade como carnes, ovos, e peixes de animais que foram criados soltos (e não confinados em cativeiro à base de ração industrializada), frutas, verduras e legumes, de preferência de cultivo orgânico (agricultura sustentável, sem uso de agroTÓXICOS, que também acabam sendo tóxicos para você).

Comentários

comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


logo_default

Localizada em Paulínia a FisioFit conta com profissionais experientes na área de Fisioterapia, com especializações em renomadas universidades. Atuamos com foco na área de reabilitação, medicina tradicional chinesa, condicionamento fïsico, Pilates, RPG, Quiropraxia, Gestantes, Reumatologia, Estética Corporal. Realizamos um trabalho diferenciado na cidade, com métodos de tratamento integrado, interagindo com todas as espelicialidades da clínica no tratamento do paciente.

Informações

Rua São Bento, 1103
Paulínia
São Paulo, Brasil

contato@fisiofitpaulinia.com.br

(19) 3933-3993 ~ (19) 99841-0127
WhatsApp

FisioFit ~ Desenvolvido com ❤️ por Agência Code

Open chat
Posso ajudar?