Nunca faça alongamento antes dos exercícios de musculação na academia.

20 de abril de 2018 by Rogério Bernardo0

Fazer alongamento antes de um treino de musculação é algo muito comum de se ver nas academias de ginástica Brasil afora.

Acredita-se, com estímulo dos instrutores, que o alongamento evita lesões e prepara os músculos para a carga que será recebida durante o treino.

Fisiculturistas experientes, no entanto, sempre disseram que alongamento antes do treino só serve para diminuir a força.

Com base em seus próprios treinos, esses profissionais afirmavam que bastava um leve aquecimento para o preparo dos músculos. Para os praticantes amadores, fica sempre a dúvida: alongar antes ou depois ou nunca?.

Um grupo de pesquisadores da Escola Paulista de Medicina publicou ano passado uma pesquisa para tirar a prova. Afinal, devemos fazer alongamento antes do treino de musculação da forma como é ensinada nas academias?

A resposta é um sonoro não.

O que é alongamento?

Alongamento antes não

O alongamento de que estamos falando é o passivo, aquele de ficar puxando uma parte do corpo, “esticando” o músculo por alguns segundos.

A pesquisa mostrou que esse alongamento passivo reduz a força daquele músculo para a sessão de musculação que virá em seguida. Em outras palavras, se você se alonga dessa forma, conseguirá colocar menos peso nos exercícios.

O grupo de pesquisadores brasileiros analisou indivíduos na casa dos 20 anos, testando a força máxima em exercícios clássicos da musculação, como supino, rosca direta, leg press e puxada aberta.

Em qualquer grupo muscular observado, não importa se a pessoa tinha experiência ou não com a musculação, a perda de força foi observada. A conclusão da pesquisa é que “parece inapropriado encorajar o alongamento estático antes de eventos atléticos ou atividades físicas que requeiram altos níveis de força muscular”.

Como aquecer o corpo sem fazer alongamento

alongamento antes não

Alongar antes da corrida, ok. Alongamento antes da musculação, não.

Se não devemos fazer o alongamento estático, como devemos preparar o corpo antes de um treino de musculação?

Há duas formas.

A primeira é o chamado “alongamento dinâmico“, assim mesmo entre aspas, visto que não é exatamente um alongamento.

Você já deve ter visto jogadores de futebol se aquecendo antes de uma partida. Eles dão chutes repetidos no ar, giram o tronco para lá e para cá, rodam os braços para frente e para trás.

Esse tipo de aquecimento faz o sangue fluir e aquece os músculos antes do treino, prevenindo as lesões.

A segunda forma é simplesmente começar direto o treino, porém fazendo as chamadas pré-séries com menos da metade da carga. Por exemplo, se o seu treino começa com uma série de três vezes no supino e você coloca 20 quilos neste exercício, faça antes duas ou três pré-séries com menos da metade dessa carga. Você pode fazer a primeira com apenas 5 quilos e a segunda com 10, por exemplo.

As pré-séries devem ser feitas apenas no primeiro exercício de cada grupo muscular.

Se do supino você vai para o crucifixo, por exemplo, não é necessário aquecer os músculos do peitoral, que já terão trabalhado anteriormente. Porém, se depois do crucifixo você vai começar a trabalhar bíceps, as pré-séries são novamente necessárias.

Lembre-se também que não bastam exercícios para ter um corpo mais bonito e uma saúde melhor. Você precisa de uma alimentação correta. Ela é responsável por 80% ou mais dos seus resultados!

 

Comentários

comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


logo_default

Localizada em Paulínia a FisioFit conta com profissionais experientes na área de Fisioterapia, com especializações em renomadas universidades. Atuamos com foco na área de reabilitação, medicina tradicional chinesa, condicionamento fïsico, Pilates, RPG, Quiropraxia, Gestantes, Reumatologia, Estética Corporal. Realizamos um trabalho diferenciado na cidade, com métodos de tratamento integrado, interagindo com todas as espelicialidades da clínica no tratamento do paciente.

Informações

Rua São Bento, 1103
Paulínia
São Paulo, Brasil

contato@fisiofitpaulinia.com.br

(19) 3933-3993 ~ (19) 99841-0127
WhatsApp

FisioFit ~ Desenvolvido com ❤️ por Agência Code

Open chat
Posso ajudar?
Powered by