Ômega 3: Para que Serve e Benefícios.

21 de março de 2019 by Rogério Bernardo0

O ômega 3 é um tipo de gordura boa para o organismo, que é encontrada especialmente nos peixes de água do mar, como salmão, atum e sardinha, e nas sementes como chia e linhaça.

Ele atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol, prevenindo aterosclerose e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição. Além das suas fontes naturais na alimentação, o ômega-3 também pode ser consumido em cápsulas, que são vendidas em farmácias e lojas de suplementos de nutrição.

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Benefícios do ômega 3

O ômega-3 atua como anti-inflamatório e protetor das células no organismo, trazendo os seguintes benefícios:

O ômega 3 garante o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio. Além disso, ele é importante para prevenir doenças cardiovasculares e diminuir o risco de desenvolvimento de câncer, por exemplo. Os principais benefícios do ômega 3 incluem:

  • Melhorar a capacidade de aprendizagem;
  • Ajudar a regular a coagulação sanguínea;
  • Reduzir a inflamação, sendo bom para combater problemas como a doença inflamatória intestinal e a artrite reumatoide;
  • Melhorar a função cardíaca e a pressão arterial;
  • Ajudar no combate a alergias e a asma;
  • Ajudar no combate à depressão;
  • Melhorar os níveis de colesterol no sangue;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Ajudar na manutenção dos níveis de testosterona, para um ótimo desenvolvimento muscular.

O ômega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, pois 60% do cérebro é constituído por gordura, especialmente o Ômega 3. A deficiente ingestão desta gordura está associada a maior perda de memória do idoso e a elevados níveis de sentimentos de angústia e depressão.

Quantidade necessária por dia

Ômega 3: Benefícios e Para que serve

A dose diária recomendada de ômega 3 varia de acordo com a idade, como mostrado a seguir:

  • Bebês dos 0 aos 12 meses: 500 mg;
  • Crianças de 1 a 3 anos: 700 mg;
  • Crianças de 4 a 8 anos: 900 mg;
  • Meninos de 9 a 13 anos: 1200 mg;
  • Meninas de 9 a 13 anos: 1000 mg;
  • Homens adultos e idosos: 1600 mg;
  • Mulheres adultas e idosas: 1100 mg;
  • Gestantes: 1400 mg;
  • Mulheres que amamentam: 1300 mg.

É importante lembrar que nos suplementos de ômega- em cápsulas a sua concentração varia de acordo com o fabricante e, por isso, os suplementos podem recomendar de 1 a 4 comprimidos por dia. Em geral, o rótulo dos suplementos de ômega-3 traz a quantidade de EPA e de DHA no rótulo, e é a soma desses dois valores que deve dar a quantidade total recomendado por dia, que está descrita acima. Veja um exemplo de suplemento de ômega-3.

Alimentos ricos em ômega 3

Ômega 3: Benefícios e Para que serve

A principal fonte de ômega 3 na dieta são os peixes de água do mar, como sardinha, atum, bacalhau, cação e salmão. Além deles, esse nutriente também está presente nas sementes como chia e linhaça, castanhas, nozes e azeite de oliva. Veja mais em alimentos ricos em ômega 3.

Dentre as fontes vegetais, o óleo de linhaça é o alimento mais rico em ômega-3, sendo muito importante sua utilização para pessoas que são vegetarianas. 

Benefícios do Ômega 3 na gravidez

Pode ser recomendada a suplementação com ômega 3 na gravidez, pois previne partos prematuros e melhora o desenvolvimento neurológico da criança, e nos bebês prematuros esta suplementação melhora suas capacidades cognitivas, visto que a deficiente ingestão desta gordura está associada a menor QI do bebê.

A suplementação com ômega durante a gravidez traz benefícios como:

  • Prevenir depressão materna;
  • Reduzir os casos de parto pré-maturo;
  • Menor risco de alergias e asma nas crianças;
  • Melhor desenvolvimento neurocognitivo nas crianças.

A suplementação com ômega 3 também pode ser efetuada durante a fase da amamentação para suprir as necessidades acrescidas da mãe e do filho.

Fonte: https://www.tuasaude.com/omega-3/

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