Que tipo de Pilates trabalhamos na FisioFit ?!

25 de Maio de 2018 by Rogério Bernardo0

Pilates

Trabalhamos com dois tipos de pilates, o solo e o studio (aparelho)… Primeiro entenda um pouco sobre o pilates. 

O pilates trabalha o corpo como um todo, integrando mente e espírito durante os exercícios. Não causa cansaço ou dores musculares, pois, através dos exercícios aprende-se a controlar a respiração e coordenar os movimentos.

Como benefícios temos entre tantos outros, a postura corrigida, movimentos mais elegantes, articulações alinhadas, controle das emoções (o praticante fica mais centrado fisicamente e mentalmente) e controle da respiração (por ser fundamental na realização dos exercícios, sua prática controla a agitação e o stress).

O pilates pode ser executado de várias maneiras, logo é possível escolher o exercício que mais se adequa aos nossos objetivos.

** Os exercícios propostos por pilates são divididos em 2 categorias:

1) MAT PILATES: este é o pilates feito no solo. A prática do exercício é auxiliada por variados materiais, como, rolos, bolas, halteres, faixas elásticas, bosu e magic circles. Os resultados são tão eficazes quanto os que são realizados com aparelhos.

2) STUDIO PILATES: neste caso os exercícios são realizados com ajuda de aparelhos, especialmente feitos para este fim. São eles: Cadillac, Universal Reformer, Wunda Chair, Hight Chair, Ladder Barrel, Spine Corrector e Small Barrel.

A partir dos anos 90, através de estudos com a intenção de comprovar os benefícios do pilates, nasceu o Pilates Clínico que reformulou com bases científicas, alguns exercícios que seriam prejudiciais à coluna, modificando-os e adaptando-os, com a proposta de torná-los mais fisiológicos.  O pilates clínico só pode ser aplicado por fisioterapeutas, pois, estes são especialistas e capacitados para identificar e tratar lesões.

Aparelho x Solo: Qual a diferença?

** A diferença está no grau de dificuldade, porém, as duas formas trazem resultados excelentes.

pilates com aparelho dá impulso aos movimentos, pois, sua estrutura é feita com molas, ou seja, os aparelhos facilitam os movimentos e o equilíbrio do corpo. É possível dificultar ou facilitar o nível dos exercícios ajustando as molas.

Já o pilates no solo exige um pouco mais de esforço, pois, é preciso depender da própria força do corpo para realiza-los. O trabalho é feito progressivamente e traz diversos benefícios ao corpo e a saúde. Por exigir mais esforço do corpo, o pilates no solo traz resultados mais rápidos que os executados com aparelhos, desde que, o pilates com aparelhos seja feito com uma menor intensidade.

A escolha ideal varia de acordo com a dificuldade de cada um. O pilates com aparelhos é geralmente indicado para quem está iniciando ou para pacientes com limitações e patologias onde o solo não é indicado, por exigir menos esforço. Mas, nada impede que o praticante comece pelo pilates no solo, aliás, uma das vantagens do pilates é respeitar a limitação de cada indivíduo, por isso, há diversos exercícios, com diversos materiais para serem praticados.

Comentários

comentários


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


logo_default

Localizada em Paulínia a FisioFit conta com profissionais experientes na área de Fisioterapia, com especializações em renomadas universidades. Atuamos com foco na área de reabilitação, medicina tradicional chinesa, condicionamento fïsico, Pilates, RPG, Quiropraxia, Gestantes, Reumatologia, Estética Corporal. Realizamos um trabalho diferenciado na cidade, com métodos de tratamento integrado, interagindo com todas as espelicialidades da clínica no tratamento do paciente.

Informações

Rua São Bento, 1103
Paulínia
São Paulo, Brasil

contato@fisiofitpaulinia.com.br

(19) 3933-3993 ~ (19) 99841-0127
WhatsApp

FisioFit ~ Desenvolvido com ❤️ por Agência Code

Open chat
Posso ajudar?
Powered by