Especialidades > Fisioterapia

RPG

Introdução

RPG ou Reeducação Postural Global


Na Fisiofit em Paulínia região de Campinas,  você encontra aulas de RPG com profissionais que buscam sempre a excelência em tratamentos e atendimento.

O RPG é um método desenvolvido por Philippe-Emmanuel Souchard, inspirado nas idéias e experiência clínica da fisioterapeuta francesa F. Mèzieres na década de 1970, propôs que os músculos estão estruturados biomecanicamente através das cadeias miofasciais.

Tais cadeias são relacionadas, sobretudo à função estática anti-gravitacional e podem ser divididas em dois sistemas retos: anterior e posterior.

Uma forma claramente como se dá o processo de compensações num indivíduo é quando o organismo “escolhe” a postura que minimize a dor, quando este sistema adaptativo falhar, os sintomas aparecem, como dor ou um desconforto, que pode não ser a causa da lesão e que muitas vezes dificulta a localização da dor inicial.

Portando, um tratamento deve ser global para ser eficiente. Na RPG, por meio das cadeias musculares, trilhamos os caminhos que vão da consequência à causa da lesão, reequilibrando as tensões e reencontrando o bom equilíbrio do corpo.

O fisioterapeuta trabalha com o paciente, contra a patologia. Durante cada sessão, o fisioterapeuta emprega microajustes em alongamento numa série de posturas suaves e progressivas ( deitado, sentado e em pé).

A duração e a frequência dessas sessões, que são individuais, dependem de cada paciente. Normalmente elas duram em média de 50 minutos à 1 hora.


Principais indicações do RPG


O RPG pode ser indicado para todas as idades, para a maioria das patologias do sistema músculo-esquelético, agudas ou crônicas.

Como por exemplo nas patologias

  • Problemas na coluna vertebral.
  • Hérnia discal.
  • Lombalgia e lombociátalgia.
  • LER (lesão por esforço repetitivo).
  • Lesões articulares e pós-traumáticas.

Pode ser utilizado nas pessoas sem a presença de dores, como desvio de coluna, por exemplo:

  • Escoliose
  • Hipercifose.
  • Hiperlordose.
  • Desvios dos pés e dos joelhos, e outras.

Perguntas frequentes

Como é feito o tratamento?


O tratamento é feito em consultas de 1 hora ou mais, em geral uma vez por semana, podendo ser necessário, em alguns casos, acelerar para duas vezes por semana (nas escolioses graves, dores em situações agudas, pessoas frágeis, enfim, adaptações).

Dependendo do problema, pode ser necessária apenas uma sessão (no caso de uma lesão recente) ou muitas (numa escoliose infantil, que terá que ser “vigiada de perto” e acompanhada durante todo o crescimento).

A duração do tratamento também varia muito, pois depende do que há a corrigir. Mas logo na primeira consulta, quando se faz a primeira avaliação, pode-se ter uma primeira previsão do tempo que será necessário.


Quem encaminha a pessoa à um profissional de RPG?


Muitos médicos, em todos os países onde a RPG está presente, enviam-nos pessoas para tratamento.

Outros vêm por indicação de amigos que já fizeram o tratamento. E outros ainda, porque já tentaram de tudo, sem obter melhoras significativas. E porque ouviram falar do método e dos bons resultados.


Qual formação deve ter um profissional de RPG?


Para fazer o curso de RPG, é necessário ser fisioterapeuta já formado. O curso básico de RPG tem a duração de cinco semanas, com 300 horas aula.

Completando o curso básico, o profissional da área pode continuar a sua formação em RPG seguindo a evolução do método através de reciclagens gratuitas nos cursos básicos e fazendo os cursos avançados, que visam aprofundar os conhecimentos e o modo de tratar em patologias específicas como a escoliose e patologias articulares, cursos de interpretação de exames radiológicos, preparação para o parto, entre outros.

Para formar um bom profissional, são necessários alguns anos de prática purista, e aí está a maior dificuldade: alguns começam a praticar, mas, diante de um caso mais complicado, não aceitam o desafio de procurar suas deficiências e “fogem” do problema, buscando soluções mais fáceis em outras técnicas e misturando-as à RPG. É o fim. Acabam abandonando ou “criando novas técnicas”, que chamam de RPG qualquer coisas. Os resultados são proporcionais.


A RPG pode ser aplicada a mulheres grávidas?


Não há inconvenientes em aplicar as técnicas de RPG em mulheres grávidas quando há a necessidade de tratamento.

Nesse caso, a futura mamãe receberá uma atenção individual e adaptada à sua condição, o que não ocorre, necessariamente, em outros  tipos de tratamento.

Realizamos todo um trabalho de preparação para o parto e recuperação pós-parto, que se baseia nos princípios biomecânicos da RPG, uma técnica bastante original, reconhecida por muitos médicos, obstetra e, melhor ainda, aprovado pelas mulheres que experimentaram.


rpg-fisiofit

MAIS INFORMAÇÕES
logo_default

Localizada em Paulínia a FisioFit conta com profissionais experientes na área de Fisioterapia, com especializações em renomadas universidades. Atuamos com foco na área de reabilitação, medicina tradicional chinesa, condicionamento fïsico, Pilates, RPG, Quiropraxia, Gestantes, Reumatologia, Estética Corporal. Realizamos um trabalho diferenciado na cidade, com métodos de tratamento integrado, interagindo com todas as espelicialidades da clínica no tratamento do paciente.

Informações

Rua São Bento, 1103
Paulínia
São Paulo, Brasil

contato@fisiofitpaulinia.com.br

(19) 3933-3993 ~ (19) 99841-0127
WhatsApp

FisioFit ~ Desenvolvido com ❤️ por Agência Code

Open chat
Posso ajudar?
Powered by